terça-feira, 8 de maio de 2012

Dicas para limpar o Mac e aumentar o desempenho

Por muito bom que o Mac seja, vai chegar a altura em que ele precisa de mais cuidados. Há certos cuidados que podemos ter com o nosso Mac, de dois em dois meses, que podem ajudar a melhorar o seu desempenho.


1 - Fazer uma cópia de segurança. Sempre que vão fazer uma grande modificação no Mac devem fazer uma cópia de segurança antes. Desta maneira o conteúdo guardado até então fica salvo e protegido, caso algo corra mal nessa modificação. O OS X tem o TimeMachine, uma excelente ferramenta de Backup, que podem e devem usar com outro disco externo.



2 - Ver os itens do Início da Sessão. Se o vosso Mac está com um arranque lento, o problema pode ser porque ele tem muitas aplicações que são abertas com o início do sistema. Por isso vão a Preferências do Sistema>Utilizadores e Grupos cliquem no separador que diz Início da Sessão. Selecionem a aplicação que pode ser dispensada do arranque do sistema e depois no sinal menos em baixo.



3 - Identificar aplicações ofensivas e apagá-las. Se o Mac anda a aquecer em demasia é porque alguma coisa anda a gastar demasiados recursos. Abram o Monitor de Actividade do Mac e se o observarem por alguns momentos podem perceber quais as aplicações que gastam demasiados recursos do CPU. Às vezes as aplicações do próprio sistema não são as mais leves. Por exemplo o Safari e iTunes são aplicações bastante pesadas para o sistema. Usem outro browser, como o Chrome ou Firefox e outro player de música. Eu uso o iTunes apenas para sincronizar os iDevices.



Há ainda uma aplicação gratuita, o Disk Inventory X, que faz um scan ao nosso disco. No final do scan podemos ver quais as aplicações que estão a ocupar mais espaço. Apesar de a aplicação não permitir a eliminação de ficheiros, já é uma boa ajuda podermos identificar onde estão os excessos.



4 - Limpar o disco. Uma das tarefas mais difíceis no Mac é conseguir mais espaço no disco. A primeira coisa a fazer é abrir o Utilitário de Discos e fazer uma verificação ou nosso disco e em caso disse fazer a reparação do mesmo.



A par disto podem ainda usar o OnyX, que é talvez a melhor aplicação para limpar de uma vez só todas as coisas que não precisamos no nosso Mac. Aqui podemos eliminar o cache dos vários browsers, os logins dos erros do Mac e outros ficheiros desnecessários que o OS X mantém guardado. Vejam também o iPhoto e o iTunes. O primeiro pode ter o lixo cheio de fotos. Sempre que eliminam fotos no iPhoto, elas vão para o lixo da própria aplicação, por isso esvaziem o lixo, que está no menu do lado esquerdo. Quanto ao iTunes, vejam se não têm músicas duplicadas.



Há ainda outra maneira de conseguirmos mais uns GB’s. Como sabem o Mac vem com todos os ficheiros de idiomas. E sejamos sinceros, no máximo vamos usar 3 ou 4 desses idiomas, senão mesmo um. Faz sentido termos o russo no Mac? Com a aplicação Monolingual podemos eliminar todos os idiomas que não precisamos. A procura desses ficheiros pode demorar 30 minutos mas vale a pena, já que a mim libertou-me mais de 2GB.



5 - Mais RAM. Há casos onde não há mais nada a fazer, e se até aqui evitamos até à última fazer um investimento na nossa máquina, há alturas que o vamos ter de fazer. Eu já mude de 4GB para 8GB. Gastei 45€ e a memória RAM é o dobro e coloquei-a eu mesmo no MacBook Pro. Se há coisa mais fácil de fazer no MacBook Pro é mudar a memória RAM. Consegui através da Macsales.


E vocês? Usam mais alguns truques? Sabem de mais alguma aplicação útil?

Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário